quarta-feira, 27 de maio de 2009

HOMENAGEM



Confesso que esta descoberta não é minha, mas depois de me ter chegado através de um amigo, achei impossível não a compartilhar convosco.
Acho de louvar que se tenha tantas "ganas de vivir" aos 95 anos - idade com que iniciou as lides blogueiras - e tanto discernimento para seguir em frente.

Agora, "se fué la abuela" , mas ficou a imagem de marca de uma mulher que, apesar da idade, não desistiu da vida, mas sim a vida que desistiu dela. Mas mesmo assim, acho que ficará para sempre nas mentes dos que tiveram a oportunidade de a ler e de saber o que foi a sua vida nestes últimos anos.

Que aprendamos com ela, qualquer que seja a idade, a saber viver em liberdade mental, mesmo que nos seja por vezes limitada a liberdade física :

"Non quero bágoas nin frores.
Só quero a pedra de abalar dos meus amores"
La Blogger más anciana del mundo

Também nos ensina a tirar a conclusão de que devemos conhecer bem a palavra "viver" à medida das nossas oportunidades .

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mary Cassat







Mary Cassat nasceu em 22 de Maio de 1844, na cidade de Allegheny, Estados Unidos e faleceu em 14 de Junho de 1926 no Château de Beaufresne, perto de Paris, sendo enterrada no jazigo da família, em Le Mesnil-Théribus.

É considerada uma grande pintora impressionista e de entre outros famosos pintores da sua época um dos que mais a influenciou terá sido DEGAS, que chegou a ser seu marido.

Não vos disse nada de novo a propósito desta personagem, pois basta entrar hoje no Google para termos todo o repertório da sua vida.

No entanto, e talvez porque eu sou fervorosa adepta do Impressionismo fica aqui um dos seus quadros que me tocam quer pela sua beleza intrínseca quer, especialmente, pela ternura do tema.

Se gostarem, podem ver na Wikipedia a Biografia completa desta senhora porque vale mesmo a pena.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PERSEVERANÇA

O tempo escasseia por vezes (muitas vezes) e por isso alguma ausência.

Hoje, embora tarde como sempre, mas por uma razão especial, não podia deixar em branco o grito de agradecimento pela verdade que sempre anseio e desejo que vença em todos os capítulos que fazem parte da nossa (minha) existência.

Ao mundo a verdade ainda que para isso tenhamos que insistir com a nossa

PERSEVERANÇA

Vai alta a madrugada
Ai de mim, ilusão tamanha
Vivendo tão dedicada
Pensando chegar ao pico
Vou escalando a montanha.
Pudesse eu tornar realidade esta ilusão,
Se para isso bastasse a minha vontade
Mesmo até à exaustão
Encontraria o caminho da verdade.

domingo, 10 de maio de 2009

The Berlin Concert



Plácido Domingo

Anna Netrebko

Rolando Villazón


O Domingo continua chuvoso.

Mas mesmo com este tempo incerto nesta estação chamada de Primavera, algo me fez esquecer por um bom par de horas a meteorologia do tempo e da alma.

Foi-me oferecido um DVD de um Concerto de e em Berlim gravado ao vivo em 07 de Julho de 2006. Nele tomaram parte os dois tenores e a soprano que refiro acima.

Quanto a Plácido Domingo dispensa apresentações. Quanto aos outros e para quem não os conhecer fica aqui a entrada para o êxtase que foi as suas actuações.

Resto de Bom Domingo, com ou sem chuva.

http://letras.terra.com.br/rolando-villazon/1375174/

http://letras.terra.com.br/rolando-villazon/1406693/

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Feira do Livro

Pois é claro e evidente. Fui à Feira do Livro à hora do almoço! Então não tivesse sido eu uma das pessoas que sugeriu que o horário praticado nos anos anteriores fosse alterado de modo a que todos pudéssemos usufruir da Feira no tempo semanal que, para alguns de nós, sendo escasso, nos permitisse deslocar dentro do tempo disponível.

Ainda não consegui visitá-la na totalidade mas deu para ver que está bem organizada e diversificada. Preços em alguns casos convidativos, não fosse a "crise" que nos limita a vontade de comprar mais este ou aquele, obrigando à contenção.

É pena que num país onde se reclama porque a população, com incidência na juventude, perdeu os hábitos da leitura, os livros não estejam mais "à mão" do cidadão comum de modo a que recuperemos a nossa fala "em bom português".

Passem por lá!

domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe

Dia da Mãe serão todos os que quisermos. Felizes os que podem dizê-lo e vivê-lo com a sua progenitora em condições normais. Para aqueles que ainda a têm aproveitem o que podem, para os que já a viram partir, saibam que onde quer que estejam, elas sempre velarão por vós.

Como um dia ouvi ao Professor Julio Machado Vaz, a mãe dele partiu no dia em que deixou de existir para este mundo, embora o seu coração batesse ainda por mais alguns anos entre nós. Nunca me esqueci desta sua afirmação e hoje, infelizmente, sei o que ela representa. Temos connosco um ser a quem amamos profundamente, mas a quem não conseguimos já passar essa nossa mensagem. Apenas desejo que minha mãe se sinta dignamente no seu mundo e eu tudo faço e farei para que assim seja atém ao dia em que o seu corpo e alma partirem de junto de mim.

Das minhas "Memories" de 2001 aqui fica uma homenagem:

Existência

Era Maio mês de flores.
No ventre de minha mãe
Clamava meus direitos.
Coitada, com tantas dores,
E eu? Seriam temores?
Fui algo difícil de me pôr a jeito.
Sua ansiedade aumentando
Que estaria Deus esperando
P'ra lhe mostrar a surpresa?
De repente...uma menina!
Que rosada! Anafadinha!
Seu nome iria ser - Teresa.
Era o enlevo dos pais.
E cresceu a criancinha
Tudo fizeram por ela.
Mesmo em momentos difíceis,
Deram tudo, sem ter nada.
Hoje tudo eu agradeço
Queridos pais, muito obrigada.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gustavo Dudamel

Começou a tocar trombone aos 4 anos - o instrumento que seu pai tocava- mas tinha ainda o braço demasiado pequeno. Aos 10 começou a paixão pelo violino e o sonho de dirigir.

Aos 28 anos, em 2007 e precedendo um concerto, deu uma entrevista à BBC onde salientou que "quando dirige não distingue o maestro dos músicos- são um só corpo, uma família".

Esteve em Lisboa no passado sábado, no Coliseu dos Recreios. Não tive o prazer de o ir ver, mas "ALGUÉM" me fez chegar o DVD da gravação de um Concerto integrado no Festival de Salzburgo 2008 onde dirigiu a "Youth Orchestra of Venezuela". Simplesmente divino !!

Para vos aguçar o instinto e para vos dar uma ideia da sua energia aqui fica o endereço de um vídeo da condução da mesma orquestra mas numa interpretação de "MAMBO". Electrizante !!

BBC ... 7 - Encore 2 - Mambo - Bernstein - Dudamel y la Berliner ... www.youtube.com/watch?v=6yjCFnKuBJQ

Obrigada "ALGUÉM"...